Ampliando a Ação Climática na Amazônia: A Planet e seus Aliados Lideram a Inovação Regional em Apoio à COP30

Imagem PlanetScope da área ao redor da Usina Hidrelétrica de Tucuruí e do Rio Tocantins, no estado do Pará, Brasil, Agosto de 2024. © 2024 Planet Labs PBC. Todos os direitos reservados.
OtherÀ medida que o mundo se prepara para a COP30, em Belém (Brasil), a Planet tem orgulho de colaborar com instituições líderes e parceiros regionais em toda a América Latina para fortalecer a governança florestal e escalar soluções inovadoras de monitoramento que protegem a Amazônia e muito além dela.
Desde Brasil, Bolívia, Colômbia até Panamá, essas colaborações estão resultando em programas-piloto que representam mais do que inovação tecnológica: são provas de que parcerias entre governos, ciência e setor privado podem gerar mudanças reais.
Fortalecendo Alianças com Impacto no Planeta
No centro desses projetos-piloto está o compromisso conjunto com a colaboração. Os aliados da Planet como agências ambientais nacionais, instituições de defesa e parceiros locais, como SCCON, Procalculo, e CIVIS; estão unindo forças para testar e ampliar o uso da Plataforma Planet Insights e das Soluções de Carbono Florestal para monitoramento florestal, contabilização de carbono e fiscalização ambiental.
Unidos, esses pilotos refletem o espírito do tema da COP30: “Juntos pela Amazônia.”
Brasil: Ampliando a Fiscalização Ambiental e os Mercados de Carbono
No Brasil, a Planet está fortalecendo sua colaboração com instituições-chave por meio do Programa Brasil MAIS, liderado pela Polícia Federal e apoiado pelo partner estratégico local SCCON.
Esse projeto expandirá o uso dos dados de satélite da Planet para detectar o desmatamento ilegal, aprimorar o monitoramento de estoques de carbono, apoiar investigações de fraude e garantir transparência e consistência temporal das informações. Isso, por sua vez, ajudará a reforçar o papel da RedeMAIS na integração entre ciência, tecnologia e políticas públicas para a conservação e o fortalecimento do mercado de carbono no Brasil.
Ao integrar a fiscalização ambiental com análises florestais avançadas, viabilizadas conjuntamente pela Planet e pela SCCON, o Brasil estabelece um novo padrão global na aplicação de inteligência ambiental em larga escala, consolidando-se como líder em inovação e responsabilidade climática.
Bolivia: Advancing Article 6 and Carbon Transparency
Em parceria com o INRA (Instituto Nacional de Reforma Agrária) e a CIVIS, a Planet está implementando um piloto de Forest Carbon Monitoring, projetado para aprimorar os sistemas de monitoramento, relato e verificação (MRV) para contabilização de carbono e gestão territorial.
A iniciativa fortalece a preparação da Bolívia para o Artigo 6 do Acordo de Paris, e ajuda a posicionar o país como líder regional em finanças climáticas transparentes e de alta integridade. O projeto busca demonstrar como os dados de observação da Terra podem gerar resultados incríveis e escaláveis para soluções baseadas na natureza.
Colômbia: Fortalecendo o Monitoramento e a Proteção da Amazônia
Na Colômbia, a Planet, em colaboração com a Fuerza Aeroespacial Colombiana (FAC) e o parceiro Procalculo, está conduzindo um piloto com o produto Forest Carbon Monitoring, que integra dados globais de carbono florestal, altura de árvores e cobertura de dossel para fortalecer o monitoramento da Amazônia colombiana.
O projeto permitirá identificar e priorizar atividades em áreas protegidas, avaliar a degradação e a severidade florestal e estimar com maior precisão a perda de carbono em regiões impactadas, mostrando como inovação e fiscalização podem convergir para proteger um dos ecossistemas mais vitais do planeta.
Panamá: Fortalecendo o Monitoramento Nacional para o Artigo 6 com Inovação
A parceria da Planet com o Ministério de Ambiente de Panamá (MiAmbiente) e a Procalculo segue crescendo com um novo piloto de Forest Carbon Monitoring.
O projeto integra dados de altura de dossel, carbono florestal e imagens de alta resolução para aprimorar o Sistema Nacional de Informação Ambiental (SINIA) do Panamá.
A iniciativa é focada em demonstrar como a adoção soberana do sensoriamento remoto pode aprimorar e fortalecer o sistema MRV do país no âmbito do Artigo 6 do Acordo de Paris, destacando a liderança do Panamá em inovação climática durante a COP30.
Uma Visão Coletiva para a COP30 e Além
Cada um desses projetos-piloto representa uma visão compartilhada de ação climática colaborativa, baseada em expertise local e impulsionada por tecnologia de ponta.Com um arquivo histórico incomparável e a capacidade líder de monitorar grandes Áreas de Interesse (AOIs) quase diariamente, a Planet permite que os governos acompanhem o progresso com transparência e precisão sem precedentes — ajudando a verificar e monitorar os compromissos assumidos na COP30, desde o espaço.
Junto com nossos aliados, a Planet busca demonstrar como os dados de observação da Terra podem avançar a integridade ambiental, dissuadir atividades ilegais, desbloquear novas oportunidades de financiamento climático e capacitar os governos a cumprir seus compromissos de sustentabilidade.
À medida que nos aproximamos da COP30 em Belém, essas parcerias sãoexemplos reais de como inovação, colaboração e transparência podem gerar impactos escaláveis na Amazônia, e em todo o planeta.
Quer saber mais? Explore os recursos sobre a COP30 e descubra como os dados e soluções da Planet estão impulsionando o progresso rumo a um futuro mais sustentável.
Ready to Get Started
Connect with a member of our Sales team. We'll help you find the right products and pricing for your needs.
