Uruguay rice plantations. Image credit: Oryzativa
AUTHOR PROFILE Lina Torres
Curious Planeteer working to make the Earth's changes visible, accessible and actionable.

Sensoriamento remoto como solução eficaz para o desenvolvimento do setor de arroz no Uruguai

Uncategorized

To read this piece in Spanish, view this page. To read this piece in English, view this page.

São vários os desafios que o setor arrozeiro vem enfrentando nos últimos anos, a volatilidade dos preços do arroz em casc

São vários os desafios que o setor arrozeiro vem enfrentando nos últimos anos, a volatilidade dos preços do arroz em casca e o esforço para normalizar as cadeias de abastecimento que regulam o mercado mundial, reduzir os custos de produção e recuperar a rentabilidade através dos agricultores.

É assim que a incursão de novas tecnologias de monitoramento faz parte da solução ao fornecer informações válidas e precisas, em cada região e safra. É o caso das imagens do satélite Planet que são utilizadas como entrada para a plataforma de monitoramento por satélite do setor de arroz Oryzativa.

Essa ferramenta une o conhecimento agronômico, a tecnologia e o sensoriamento remoto à experiência dos atores do setor, por meio de monitoramento, interação e feedback contínuo com os produtores, o que permite a identificação oportuna de problemas da lavoura em estágios iniciais, relatórios e integração de dados.

Os principais resultados obtidos pela plataforma Oryzativa com o uso de imagens Planet foram:

  • Acompanhamento da evolução da irrigação
  • Estimativa antecipada do rendimento potencial
  • Desenvolvimento de indicadores específicos para a situação hídrica do solo/cultivo
  • Evolução do NDVI para avaliar a taxa de crescimento

Índice NDVI

Image credi: Oryzativa

Ídice NDWI

Image credi: Oryzativa

“O nível de detalhamento alcançado na fazenda permite que as anomalias sejam detectadas mais cedo, um conhecimento necessário para incentivar uma agricultura produtiva, rentável e sustentável,” segundo Bernardo Bocking, CEO e cofundador da Oryzativa.

O futuro parece promissor, segundo o relatório do CED, sabe-se que o Uruguai “se destaca” na produtividade do cultivo de arroz por ter apresentado uma taxa média de crescimento anual de 2% nos últimos 20 anos, sendo o melhor desempenho da América Latina e no Top 5 mundial.

Em meio a esse cenário, as expectativas para o futuro da equipe Oryzativa focam na integração dos dados coletados em campo com informações remotas, melhorando os indicadores fornecidos pela plataforma.

“O suporte técnico eficaz e ágil da equipe Planet permite que as dúvidas sejam resolvidas rapidamente em cada etapa do manejo da lavoura, isso facilita a tomada de decisões em todo o complexo Agroindustrial,” segundo Bocking.

Além disso, a equipe da Oryzativa destaca que no primeiro ano com as imagens da Planet conseguiu monitorar mais de 30 mil hectares de arroz no Uruguai e na Argentina. Isto proporciona a oportunidade de crescer o máximo possível a cada ano com o compromisso de oferecer sempre um produto de qualidade com suporte eficiente, adicionando serviços úteis para o produtor, incluindo monitoramento via satélite.

Sem dúvida, são muitos os benefícios adquiridos com o uso desta tecnologia de satélite, entre eles estão a alta frequência que maximiza a detecção de problemas na hora de corrigi-los e assim aumentar os rendimentos, a captura diária e uma melhor resolução por pixel que permite desenvolver precisão agricultura em escala, mesmo em regiões com nuvens frequentes.