PlanetScope image of agricultural fields. © 2020 Planet Labs PBC. All Rights Reserved.
AUTHOR PROFILE Planet Labs PBC
Curious Planeteer working to make the Earth's changes visible, accessible and actionable.

Syngenta: Pioneiros na luta contra os nocivos nematóides com dados satelitais

Uncategorized

You can also read this blog in English and Spanish.

No mundo da agricultura, a inovação é a chave para superar desafios e garantir a segurança alimentar para a crescente população global. A Syngenta, pioneira em inovação agrícola, está mais uma vez na vanguarda da mudança. Com a ajuda de dados satelitais da Planet, a empresa lançou uma ferramenta que promete revolucionar a luta contra uma ameaça oculta – os nocivos nematóides.

Os nematoides parasitas de plantas são parasitas microscópicos que ficam de espreita no solo, alimentando-se das raízes das plantações. Esses vermes podem ser pequenos, mas causam grandes estragos na saúde das plantas, na qualidade e no rendimento dos cultivos. Globalmente, os nematóides parasitas de plantas são responsáveis por até USD 150 bilhões em perdas anuais de colheitas. Agricultores ao redor do mundo têm lidado durante décadas com essa ameaça invisível.

A busca da Syngenta por soluções inovadoras levou ao desenvolvimento da primeira ferramenta digital comercial do mundo, chamada de Nema Digital, que permite diagnosticar danos e estresse causados por nematóides parasitas de plantas em cultivos de soja. Esta ferramenta utiliza imagens de satélite da Planet de alta resolução e um algoritmo patenteado para identificar áreas com altas infestações de nematóides.

Os clientes do Nema Digital terão acesso às imagens da Planet. Essa parceria aproveita as capacidades da tecnologia espacial para capacitar os agricultores com dados valiosos. Ao oferecer informações práticas, essa ferramenta permite aos produtores tomar decisões informadas, otimizando a gestão de suas culturas e permitindo-lhes selecionar os produtos mais adequados para suas necessidades específicas.

Um olhar mais atento: Combatendo nematóides no Brasil

No ano passado, a Syngenta implantou sua ferramenta digital de diagnóstico e mapeamento de nematóides como parte de um programa piloto no Brasil, direcionado especificamente a 130.000 hectares de cultivos de soja. As áreas escolhidas estavam afetadas por infestações de nematóides, um problema que assola 90 por cento das terras com soja no país. Considerando que 35 por cento da produção global de soja ocorre no Brasil, o impacto dos nematóides parasitários de plantas não pode ser subestimado. Estima-se que essa praga cause perdas anuais de mais de $5.4 bilhões de dólares na produção de soja no país, com algumas regiões sofrendo perdas de até 30 por cento devido às infestações de nematóides.

Esta abordagem por meio de imagens de satélite tanto da Sentinel 2 quanto da Planet, permitem a geração de mapas detalhados que destacam o dano causado pelos nematóides. Ao identificar anomalias no dossel de soja, os agricultores obtêm informações cruciais no início da temporada de cultivo.

A Syngenta oferece um serviço que guia a coleta de amostras de possíveis pontos críticos de nematóides com base nesses mapas iniciais. Conforme a temporada avança, outros mapas são gerados utilizando imagens de satélite da Planet em tempo real, permitindo uma avaliação abrangente do impacto dos nematóides do início ao fim. A eficácia da ferramenta levou à sua integração na plataforma Cropwise da Syngenta como uma das funcionalidades do Protetor. Cropwise é a plataforma global da Syngenta para a otimização de cultivos e a agricultura digital, que conta atualmente com mais de 40.000 usuários e monitora mais de 230 milhões de acres (aproximadamente 93 milhões de hectares).

A ferramenta foi oficialmente apresentada aos agricultores no Brasil, permitindo-lhes acessar o Nema Digital através do Cropwise Protector à medida que iniciam o cultivo de soja nesta primavera. Além disso, proporciona um sistema simplificado para o armazenamento de relatórios, um painel de fácil utilização e ferramentas que permitem a amostragem de solo, a priorização de campos para o tratamento e a identificação significativa de pontos afetados por nematóides, melhorando significativamente as práticas agrícolas modernas.

No Horizonte

Ao combinar as imagens do Sentinel e da Planet, esta ferramenta é uma evolução do antigo método Gamaya, garantindo a capacidade de monitorar consistentemente os campos durante os pontos críticos da temporada de cultivo, representando um avanço fundamental no combate aos nematóides.